Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana 2018
A Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana 2018 foi realizada com prefeituras dos municípios de mais 250 mil habitantes, utilizando questionário baseado no formulário desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria nº 263, de 10 de junho de 2013 do Ministério das Cidades, composto por representantes do antigo Ministério das Cidades e por entidades nacionais do setor de mobilidade urbana.
A primeira pesquisa nacional de mobilidade urbana contou com um universo de 112 municípios com população superior a 250 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2018, e que representam o GRUPO 2 do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana.
Com a pesquisa, espera-se obter um panorama da mobilidade nas principais concentrações urbanas do país, que representam 42% da população brasileira, incluindo todas as 26 capitais e o Distrito Federal, gerando informações relevantes para o planejamento e avaliação das políticas públicas do setor.
Cabe destacar que as informações prestadas na pesquisa são de responsabilidade das prefeituras. As respostas são declaratórias e de responsabilidade das prefeituras municipais, que detém as informações sobre o sistema de mobilidade urbana no território.
Abaixo, os links para download do formulário, do manual de coleta de dados e do banco de dados com as respostas dos municípios:
Banco de dados com as respostas
Formulário de coleta de dados – Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana
Relatório da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana 2018 - Pemob 2018
Este relatório apresenta os principais resultados da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana 2018 (Pemob 2018), que contou com a participação de 52 prefeituras respondentes em um universo de 112 municípios com população superior a 250 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2018. A partir deste material, espera-se obter um primeiro panorama da mobilidade urbana na maior parte das principais concentrações urbanas do país, gerando informações relevantes para o planejamento e avaliação das políticas públicas do setor em âmbito nacional.