Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Conselho das Cidades > Notícias > Dilma Rousseff afirma que o Ministério das Cidades vem contribuindo para a diminuição da desigualdade no país
Início do conteúdo da página

Dilma Rousseff afirma que o Ministério das Cidades vem contribuindo para a diminuição da desigualdade no país

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2013, 00h20

A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse na noite desta quarta-feira (20/11), durante a abertura da 5ª Conferência Nacional das Cidades em Brasília (DF), que a criação do Ministério das Cidades está contribuindo para a diminuição da desigualdade social nas cidades brasileiras. "O ministério é o alicerce disso. O ministério, junto com o Conselho das Cidades, é o fundamento da nossa política urbana para o país", afirmou. Na conferência será comemorado os 10 anos de criação do Ministério das Cidades e do Conselho das Cidades.

Em seu discurso, a presidenta ressaltou a importância dos cidadãos para a reforma urbana. "Quem muda a sociedade somos nós. É preciso fazer isso com urgência, destacou Dilma Rousseff ao fazer referência ao tema da conferência: Quem Muda a Cidade Somos Nós. Reforma Urbana Já.

Dilma Rousseff apontou as principais melhorias nas cidades brasileiras durante os dez anos de existência do Ministério das Cidades. Um dos destaques foi o programa Minha Casa, Minha Vida, que já contratou dois milhões de moradias durante o período do governo da presidenta e já entregou 1,4 milhões. A presidenta revelou que o programa é o seu favorito. "A minha preferência tem nome, chama Minha Casa, Minha Vida. O programa saiu de uma luta que vocês travaram, vocês conseguiram 1 milhão de assinaturas para o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS)" declarou a presidenta para os representantes de movimentos sociais de todo país. Ela também opinou que independente de qual for o próximo governo, o programa MCMV deve continuar.

Durante a cerimônia, Dilma Rousseff foi homenageada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, com o troféu que simboliza o marco de dois milhões de unidades habitacionais contratadas em seu governo.

A presidenta aproveitou a ocasião para assinar o decreto que cria o grupo de trabalho para acompanhar a implementação do Plano Nacional de Saneamento Básico. "Precisamos de obras de saneamento estruturantes nas regiões metropolitanas. Saneamento é vida". Ela mencionou que quando era ministra da Casa Civil, R$ 500 milhões era o valor investido em todo país na área de saneamento. E hoje, uma só cidade brasileira recebe estes investimentos. Dilma alertou sobre a gravidade de não ter esgoto tratado nas cidades e atribuiu este fato a geração de problemas para a população, como determinadas doenças.

Ao final, Dilma Rousseff relacionou o tema mobilidade urbana com o ganho de tempo por meio da implantação de transportes públicos de qualidade. "O tempo é um objeto que interfere na vida das pessoas (...) Investir em metrô é crucial para garantir a rapidez do fluxo. E você só conquista tempo com rapidez".

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério das Cidades

Fim do conteúdo da página