Participantes da 5ª Conferência iniciam votação para a implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, iniciou na tarde desta quinta-feira (21/11), o primeiro painel de votação da 5ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília (DF). O objetivo é aprovar o texto final que servirá de base para a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU). “A verdadeira democracia não pode ficar somente no campo da representatividade ela tem que ser participativa”, afirmou o ministro para incentivar a luta dos cidadãos pela melhoria das cidades brasileiras. Neste painel, o tema discutido foi Participação e Controle Social no SNDU.
Das dez emendas lidas e debatidas, nove serão modificadas conforme votação dos delegados escolhidos nas conferências municipais e estaduais. Os delegados são representantes federais, estaduais, municipais, integrantes dos movimentos populares, empresários, trabalhadores, acadêmicos e ONGs.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Vieira, as votações ampliam a percepção dos desejos da sociedade constituídas no sentindo da boa aplicação dos recursos e da gestão. “Essas emendas representam a expressão da sociedade para as politicas públicas”.
Após a fase de votações, as emendas irão compor o conjunto de informações que será entregue ao Governo Federal na forma de um caderno de propostas para ser analisado. Para finalizar as propostas, os participantes farão reuniões com cada seguimento dos movimentos sociais do país para avaliar tudo que foi decidido no primeiro dia e estabelecer um posicionamento para os próximos.