Mobilidade urbana: coletânea contribuirá para qualificar os empreendimentos
O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), quer instrumentalizar ainda mais os gestores públicos responsáveis pelo planejamento das cidades brasileiras. O objetivo é oferecer mecanismos voltados à construção de projetos de maior qualidade, devidamente alinhado aos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012).
Neste sentido, será lançada, no dia 14 de dezembro, a coleção de Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana. No total são três cadernos que abordam os temas: Transporte Ativo, Sistemas de Prioridade ao Ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
“A baixa qualidade dos projetos tem sido apontada em diversos levantamentos como a principal limitação à entrega dos empreendimentos de mobilidade urbana”, afirma o titular da SEMOB, José Roberto Generoso. Ele reitera: “Com isso, os interessados poderão conhecer e acessar as diretrizes técnicas sobre transporte ativo, sistemas de priorização de ônibus e Veículos Leves sobre Trilhos.”
O lançamento oficial da coletânea conta com apoio do WRI Cidades Sustentáveis - instituição internacional de pesquisa que apoia as cidades brasileiras no desenvolvimento e implementação de soluções sustentáveis para os problemas de transporte e desenvolvimento urbano -, da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Na ocasião, serão distribuídos alguns exemplares dos cadernos.
Porém, todo o material estará disponível na página da Secretaria, no site do Ministério das Cidades. O corpo técnico da Secretaria acompanhou a elaboração do material, desde sua concepção, até a análise e a validação do texto final. Também ficará a cargo da pasta a ampla divulgação da coletânea.
Qualidade – Generoso ressalta que a melhoria dos serviços de mobilidade urbana é resultado da implantação de projetos de qualidade associados ao planejamento urbano estruturado. “Neste contexto, a meta da SEMOB, com a publicação dos cadernos, é dar subsídios aos municípios para a elaboração de bons projetos. Os cadernos são um importante mecanismo de orientação sobre Transporte Ativo, Sistemas de Prioridade ao Ônibus e VLTs”, afirma.
Para o Ministério, iniciativas dessa natureza contribuem para que as cidades elejam como prioridade o transporte coletivo e ativo, mantendo como foco a ampliação dos investimentos privados tanto em infraestrutura, quanto na operação desses empreendimentos.