Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Convênios e Transferências > Lei de acesso à informação > Institucional > Currículo do Ministro
Início do conteúdo da página

Currículo do Ministro

Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2015, 09h47

Economista e engenheiro, Gilberto Kassab, de 54 anos, é Ministro de Estado das Cidades desde janeiro de 2015.

Quinto dos sete filhos da professora Yacy Kassab e do médico Pedro Salomão José Kassab, Kassab nasceu em 12 de agosto de 1960 na capital paulista.

É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e em Economia pela Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP). Também cursou Introdução à Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), em 1980.

Kassab elegeu-se vereador em São Paulo em 1992. Em 1995, chegou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Nos dois últimos anos de mandato, licenciou-se da Assembleia para ser secretário de Planejamento da Prefeitura de São Paulo, onde coordenou o processo de conclusão do Plano Diretor de São Paulo, parado havia mais de 20 anos.

Kassab foi eleito duas vezes para a Câmara Federal – em 1998, com 92.866 votos - e em 2002, com 234.509 votos. Foi presidente da Comissão de Minas e Energia, no primeiro mandato, e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, em sua segunda legislatura.

Na Câmara Federal, apresentou projeto que, posteriormente, foi transformado em lei e instituiu a tarifa social de energia elétrica para consumidores residenciais de baixa renda.

Kassab renunciou ao cargo em janeiro de 2005 para assumir o mandato de vice-prefeito de São Paulo, para o qual foi eleito ao lado de José Serra no ano anterior. No ano seguinte, Kassab assumiu o comando da Prefeitura paulistana.

A gestão de Kassab à frente da maior cidade da América do Sul focou na reestruturação das redes de saúde e educação e inovou na transparência e no combate à poluição visual, respectivamente tornando público os salários de todos os servidores e aprovando a Lei Cidade Limpa, que regulamentou e organizou a propaganda no espaço público. Em 2008, com 60,72% dos votos, tornou-se o primeiro prefeito reeleito da história de São Paulo (2006 a 2012).

Fim do conteúdo da página