BRT Transcarioca
No Brasil, um dos principais exemplos de empreendimentos de mobilidade urbana executados recentemente é o BRT Transcarioca, um dos quatro corredores de Bus Rapid Transit projetados para a cidade do Rio de Janeiro, que obteve financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para sua implementação.
Conceito de Bus Rapid Transit (BRT):
Intervenções física e operacional para que altas demandas sejam atendidas. Recomendável para o atendimento de demandas entre 10 mil e 48,6 mil passageiros por hora e sentido. Opera na superfície viária em faixa dedicada.
Principais características:
-Priorização do transporte público no sistema viário durante toda a operação;
-Segregação física de uma ou duas faixas do sistema viário junto ao canteiro central para tráfego exclusivo do transporte público;
-Utilização de ônibus modernos, acessíveis e de alta capacidade;
-Estações e terminais fechados e acessíveis;
-Estações alocadas, em média, a cada 700 ou 1000 metros;
-Embarque e desembarque em nível;
-Pagamento antecipado das tarifas;
-Bilhetagem eletrônica;
-Elemento estruturante de uma rede multimodal e integrada;
-Sistema para disponibilização de informações aos usuários;
-Centros de Controle Operacional - CCO para gerenciamento da operação em tempo real;
-Plano de marketing e identidade independente dos serviços convencionais; e
-Capacidade: 48.600 passageiro/hora
BRT Transcarioca:
A TransCarioca foi planejada para cortar bairros importantes do subúrbio carioca, desde a Barra da Tijuca até o aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Este foi o primeiro corredor de alta capacidade a cortar transversalmente a cidade, interligando Barra da Tijuca, Curicica, Ilha do Governador, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos. Cerca de 440 mil passageiros são beneficiados diariamente, além de contar com um transporte equipado com ar-condicionado e capacidade para transportar 160 passageiros.
Em seu percurso, a TransCarioca conta com importantes – e impactantes – obras de infraestrutura, como as pontes estaiadas da Barra da Tijuca (Cardeal Dom Eugênio Salles) e da Ilha do Governador (Prefeito Pereira Passos), além do Mergulhão Clara Nunes.
A linha foi inaugurada em junho de 2014, com extensão de 39 km, 45 estações e 5 terminais de integração. O corredor se integra com o trem na estação de Madureira e com a estação do metrô em Vicente de Carvalho, além da integração com o Transoeste e Transolímpica no Terminal Alvorada.
Resultados:
O BRT Transcarioca, em operação desde junho de 2014, tem apresentado, segundo estudo feito pelo ITDP (Institut for Transportation and Development Policy) benefícios sociais e ambientais como:
- Ganho de produtividade com redução do tempo de viagem de cerca de 40% considerando a extensão total do traçado;
- Aumento da atratividade do usuário individual (4%), o que contribui com a redução do número de veículos em circulação, impactando diretamente nas emissões de poluentes;
- Redução da frota de ônibus (42%) impactando diretamente nos custos operacionais;
- Redução nas emissões de CO² em 65,5 ton/ano; de partículas, 1,2 ton/ano e de NO 113 ton/ano.
Investimento Total (Financiamento BNDES + Contrapartida): R$ 1.582.279.999,99
Contrapartida da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro: R$ 403.279.999,99