É um trabalho de educação, declarou Aguinaldo Ribeiro sobre redução de acidentes no trânsito
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse nesta sexta-feira (11/10), durante visita do Salão Duas Rodas 2013 em São Paulo, que o principal desafio no trânsito é a mudança de comportamento do motorista. " A lei é uma diretriz para a sociedade, mas o importante é a postura da sociedade perante a lei. Isso que vai mudar o nosso trânsito e o nosso país. Essa mudança não acontece do dia para noite", disse o ministro.
O Ministério das Cidades montou um estande no salão para fazer um alertar aos motoqueiros sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito para evitar acidentes. Durante a visita ao estande, o ministro disse que a educação de trânsito começa dentro de casa. "O hábito de não usar o celular ao volante, de não beber ao dirigir, são exemplos fundamentais que a população deve se espelhar".
Na ocasião, ele falou sobre as ações do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada - Um pacto pela vida), campanha permanente de trânsito realizada pelo Ministério das Cidades e fez referência a última campanha voltada aos motociclistas. "O pacto que nós temos hoje é de reduzir os acidentes do país, que tem tirado tantas vidas preciosas de nossa convivência. A motocicleta sem dúvida tem uma representação significativa nestas mortes, a maioria provocada por imprudências" ressaltou.
O salão Duas Rodas acontece no pavilhão do Anhembi, em São Paulo, até o próximo domingo (13/10). A expectativa é que mais de 260 mil pessoas visitem o local. No estande do Ministério das Cidades estão disponíveis informações sobre a campanha Parada. Também poderão receber o guia do motociclista consciente com regras e as principais dúvidas sobre as resoluções de trânsito para motocicletas, motonetas e ciclomotores.
Durante a visita, o ministro Aguinaldo Ribeiro passeou pelos estandes das principais montadoras de motocicletas no Brasil. A acompanhado dos membros da Abraciclo e representantes do setor, o ministro conheceu os mais recentes modelos e tendências e também as novas tecnologias para os ciclomotores, entre elas a bicicleta elétrica feita com pneu de borracha da Amazônia.