Sobre o Comitê Preparatório – PrepCom:
No âmbito global, foi instituído um Comitê Preparatório (PrepCom) para a Conferência, que conta com a participação dos países membros da ONU, com a previsão da realização de três reuniões.
A primeira PrepCom ocorreu nos dias 16 e 17 de setembro de 2014, em Nova Iorque (EUA). O principal objetivo foi a estruturação do PrepCom e a definição de diversos aspectos da Conferência, como as regras de procedimento, seu financiamento e a participação de governos locais e de atores não-governamentais. Na ocasião o Brasil destacou os trabalhos do GT HABITAT III.
A delegação brasileira foi integrada pelo Embaixador Guilherme Patriota, pelo Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Carlos Antônio Vieira Fernandes, pelo Ministro Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Leonardo Barchini, Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas de São Paulo, Fernando de Melo Franco, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano se São Paulo, Anita Stefani, Coordenadora de Cooperação Internacional e Redes de Cidades da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas de São Paulo, Miguel Camargo, Assessor Internacional da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas de São Paulo, Eduarda La Rocque, Presidente do Instituto Pereira Passos do Rio de Janeiro e Samantha Barthelemy, Assessora da Presidente do Instituto Pereira Passos, bem como por diplomatas da Missão brasileira em Nova Iorque.
A segunda PrepCom ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2015, em Nairóbi (Quênia). A Delegação Brasileira foi chefiada pelo Secretário Executivo do Ministério das Cidades, Elton Santa Fé Zacarias e pela Embaixadora do Brasil junto ao Quênia, Marcela Maria Nicodemos, e contou com a participação dos diplomatas Antônio Otávio Sá Ricarte e Victoria Balthar da Embaixada do Brasil no Quênia, da servidora Isabela Sbampato Batista Reis De Paula do Ministério das Cidades, do diplomata Carlos Cuenca do Ministério de Relações Internacionais, de Anita Gea Stefani e Marcelo Almeida Cunha Costa, representantes do Município de São Paulo, de Gabrielle Guimarães e Adriana Laranjeira, representantes do Município do Rio de Janeiro, e do Conselheiro e Professor Nelson Saule, representando a sociedade civil.
Os trabalhos foram divididos entre o Plenário e o Grupo de Trabalho:
Plenário
O comitê preparatório apresentou os 22 trabalhos temáticos (Issue Papers) preparados pela equipe das Nações Unidades para Habitat III, que tratam de seis áreas temáticas para a nova agenda urbana: a coesão social e equidade - cidades habitáveis; desenvolvimento territorial; estruturas urbanas; economia urbana; ecologia e meio ambiente urbano; e habitação urbana e serviços básicos. Nesta ocasião, declarações sobre questões de ordem foram feitas pelos representantes do Brasil, Bangladesh, Egito e Estados Unidos da América. No caso do Brasil questionou-se a não previsão de participação dos estados membros na elaboração e consolidação dos “Issues Papers” e também dos “Policies Papers”.
A delegação brasileira defendeu a ampla participação da sociedade civil e dos governos locais durante todas as etapas da Conferência Habitat III. O discurso do Brasil foi realizado pelo Secretário-Executivo do Ministério das Cidades.
O Brasil também propôs e aprovou com uma resolução sobre os procedimentos (próximos passos) do processo da Conferência Habitat-III, buscando maior transparência e participação dos estados membros no processo.
A terceira PrepCom ocorreu de 25 a 27 de julho de 2016, Surabaya, Indonésia. Houve avanço na ideia do Secretário Geral das Nações Unidas apresentar o relatório global de implementação da Nova Agenda Urbana a cada quatro anos, além do reconhecimento de que o ONU Habitat deverá "coordenar" a elaboração de relatório.
Em relação ao documento da Nova Agenda Urbana, o “Surabaya draft”, temas caros ao Brasil, como segurança no trânsito, direito à água e ao saneamento e maior equilíbrio na seção sobre meios de implementação, foram incorporados. Ainda, o Direito à Cidade foi mantido no documento.