Portal Capacidades apóia capacitação de agentes públicos e sociais
Novo site do Programa Nacional de Capacitação das Cidades oferece cursos de educação à distância
O ministério lançou nesta terça-feira (25) em Brasília (DF), durante o Seminário Internacional: 10 anos do Estatuto da Cidade, o portal Capacidades. Nele estão congregadas informações sobre atividades de capacitação, cursos à distância e de auto-instrução, publicações para download e meios de interação.
Acesse aqui o Capacidades
O portal faz parte do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, que atua desde 2003 na promoção, coordenação e apoio a programas de desenvolvimento institucional e de capacitação técnica. No ano passado, mais de 30 mil pessoas participaram de ações visando à construção de uma política urbana democrática e descentralizada, integrada e eficiente.
O portal Capacidades possui biblioteca virtual, videoteca, bate-papos agendados com especialistas, blogs de projetos de capacitação, fóruns temáticos, cadastramento de participantes e agenda integrada de atividades promovidas pelo ministério. O público-alvo é formado por técnicos, gestores e agentes sociais dos municípios, estados, Distrito Federal e instituições da federação responsáveis pela elaboração, implementação e avaliação da política urbana.
De acordo com a gerente de Capacitação do Ministério, Eglaísa Pontes Cunha, “a capacitação de agentes públicos e sociais para políticas públicas urbanas integradas constitui uma das tarefas mais importantes do Ministério das Cidades no processo de promoção do direito à cidade e da inclusão social”.